sábado, 25 de maio de 2013

Por um avivamento genuíno, santo e contínuo para a Igreja


Uma juventude avivada pelo verão, mas extremamente esfriada pelos invernos. Movimento não é avivamento. Avivamento não é estação. Avivamento é estilo contínuo de vida para a Igreja. Por um avivamento genuíno, santo e contínuo para a Igreja. Avivamento com música, dança, teatro e 20 minutos de palavra não é avivamento. Avivamento com oração, leitura da palavra, arrependimento e confissão de pecados é avivamento e não atrai multidões.

O avivamento metodista de Jhon Wesley começou com menos de 30 pessoas orando. O avivamento em Jerusalém começou com 120 pessoas orando. Os cristãos moravianos oraram mais de 100 anos, 24 horas por dia. Percebe-se, então, que avivamento é, acima de tudo oração. Vamos promover, então, programações de oração, palavra, arrependimento, confissão de pecados e evangelização?

Algumas pessoas irão perguntar: E as atrações musicais, teatrais, "dançais", dentre outros "ais" (Imagine o Ai de Deus ao ouvir esses disparates!)? Todas estratégias para atrair o "mundo". Pois é mais fácil atrair o "mundo" com modismos, do que atrair as pessoas pelo testemunho de Cristo em nós para o mundo. Não tenho mais medo de ser taxado de retrógrado, atrasado, quadrado, antiquado, velho, etc. Prefiro ser jovem (Ops... tem horas que me esqueço de ter 31 anos) na presença do Senhor do que ser jovem com coração no mundo e dentro da Igreja.

Podem acusar-me de todas essas denominações anteriores e dizer que eu digo isso de fora. Ledo engano. Já fui um jovem que, como muitos hoje, aclamava por novas estratégias de "marketing gospel". Já detonei Pastores por serem, ao meu ver, retrógrados, atrasados, quadrados, antiquados e velhos. Hoje entendo que ser retrógrado, atrasado, quadrado, antiquado e velho significa exatamente ser saudoso do céu.

Por todas estas breves questões eu espero um avivamento genuíno, santo e contínuo para a Igreja do Brasil. E que esse avivamento reflita em um louvor e adoração genuínos, com letras que nos remetam à cruz, a Cristo e à salvação, com ritmos que nos levem a almejar o céu, com palavras que nos movam ao arrependimento e a confissão de pecados, e a viver nesse mundo como peregrinos.

Paz!

Valber Ricardo dos Santos.

Cariacica, ES, Brasil.

25 de Maio de 2013.

Nenhum comentário: